top of page

Seja bem vindo

Este é um blog  onde eu compartilho meus conhecimentos, experiências e opiniões sobre diversos temas relacionados a saúde mental, e sobre o funcionamento da psique na perspectiva psicanalítica.

Simone Caceres símbolo preto sem fundo (1)_edited.png
Foto do escritorSimone Caceres Soares

Ansiedade Infantil

Você sabia que crianças podem ter ansiedade?

A resposta é sim, por que a ansiedade é um sentimento comum e normal na vida dos adultos e das crianças. O que precisamos é ficar atentos, quando a ansiedade impede a criança de brincar, de estudar, participar em diversas atividades, se torna uma situação mais séria que precisa ser tratada, para que a criança possa ter seu desenvolvimento saudável.

Os transtornos de ansiedade são os quadros mais comuns psiquiátricos na infância e na adolescência, desde os casos mais leves ao mais graves, e com grandes prejuízo funcional.

Os pias/cuidadores tem que ter a ideia de quais são os medo "normais" naquela faixa etária, fica mais fácil identificar sinais que fogem muito desse parâmetro. É comum a criança apresentar sintomas quando os pais se separam, mudança de endereço de escola ou quando perde alguém da família. Diante dessas situações mais traumáticas é preciso ficarem atentos ao comportamento da criança se está se adaptando a situação, ou se está desenvolvendo medos irracionais ou excessivos. Um ambiente ansiogêncio é mais propenso a ter crianças ansiosas. Portanto pais ansiosos, que tem uma herança biológica e genética são os maiores fatores de risco para um desenvolvimento de um quadro de ansiedade patológica.

Alguns sinais que podem ajudar os pais/cuidadores a identificar uma situação

de ansiedade:

Quando esses sintomas são passageiros não há motivos para preocupação, no entanto se persistir mais de uma semana para passar, devem procurar ajuda de um profissional para fazer uma avaliação. Uma dica: dê valor aos medos da criança, converse com ela sobre os medos, o que está sentindo, assegurando que está ao seu lado para lhe proteger, e tentar ajudar a vencer a situação. Esse tipo de atitude geralmente tem um impacto mais positivo, ajudando a fortalecer o psicológico da criança.





19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Setembro Amarelo🎗️

Mês da Campanha de prevenção ao suicídio que visa a conscientização da população sobre esse grave problema e formas de evita-lo, tema...

Comments


bottom of page