Você sabe qual a diferença?
Na clínica com frequência me deparo com pacientes que se encontram com dificuldades de entender qual a diferença e como cada um reage no corpo. Por isso resolvi escrever esse texto explicativo.
A depressão e a ansiedade são dois transtornos que frequentemente são confundidos entre as pessoas. Buscar entender a diferença é necessário, principalmente para observar os quadros de crises de ambos os problemas ao qual está passando.
Atualmente, os índices de pessoas diagnosticadas com ambos são altíssimos. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), São consideradas” doenças do século”, ou “mal do século”. Ambos caminham juntos, mas tem sintomas, causas e tratamentos diferentes, e claro as duas precisam de acompanhamento profissional.
Para Freud, a depressão está vinculada a um afeto, sintoma ou estado que envolve tristeza, desgosto inibição ou angústia. Entendendo que a tristeza é inerente a natureza humana, a depressão acompanha a existência do ser humano por toda sua vida, e também fatores genéticos pode aumentar a predisposição a doença. Cada vez mais o sujeito se queixa de um vazio e sua existência parece não fazer sentido. Diante desse vazio existencial o sujeito pode passar por um estresse, podendo dar início aos sintomas depressivos, em uma pessoa já predisposta. A principal causa da depressão ainda não foi completamente esclarecida, mas se sabe que está ligada com a desordem de hormônios, acontecimentos na infância, traumas e fatores genético hereditário. Port6anto é um conjunto de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Muito complexo não é mesmo?
No entanto a depressão tem cura, se for tratada corretamente, o diagnóstico é feito pelo psiquiatra ou psicólogo pela observação dos sintomas físicos, em conjunto com o relato da pessoa, e a partir daí recomenda-se o tratamento adequado com uso de antidepressivos, e sessões de psicoterapia.
E a ansiedade o que é?
No que diz respeito a ansiedade, sabe aquele friozinho na barriga que dá na hora de encontrar alguém que te atraí? Ou o medo de tirar nota baixa antes de uma prova? Isso, é ansiedade, um sentimento que faz parte do ser humano, que sente de vez em quando, e que normalmente não é prejudicial. Mas o que torna a ansiedade preocupante e patológica, é quando se tem uma preocupação excessiva com o futuro, carregado de pensamentos negativos. Essa preocupação excessiva muitas vezes deixa o corpo do ansioso com muitas agitações e reações físicas incômodas. É importante ressaltar que nem todas as pessoas tem os mesmos sintomas, e o fato de haver uma lista muito grande de sintomas, nem todos eles se manifestam em alguém durante seus quadros.
No entanto há quadros que os sintomas da ansiedade e da depressão se misturam, ou seja, os transtornos podem chegar a se igualar em algumas reações. Em relação a isso, cabe ao profissional diagnosticar e prescrever um tratamento adequado para esse caso.
Além disso, fatores como exercício físico, alimentação saudável e rotina equilibrada, bem como tempo para lazer de qualidade e autocuidado são também fundamentais para tratar tais transtornos.
“Ansiedade ou depressão, como saber com qual estou?”
Comments